O Candomblé de Ketu

Nesse tópico a baixo falaremos de algumas curiosidades dentro da Nação de Ketu, o que difere ela das demais Nações.
Nesse tópico também falaremos de alguns de seus fundamentos.Tentando da melhor forma possível esclarecer os mistérios que a lê cercam.
Todos Apoderam postar suas duvidas e perguntas, que assim que possível tentaremos responde-la com bastante clareza.
Desde já agradeço a participação de todos.
Que Jagun cubra-nos abundante mente de vida com saúde!!!

Igbá Asé Awô Aiyê
Diego T´Jagun

Tópico: O Candomblé de Ketu

Data 11-04-2014
De Fátima Moretti
Assunto Penas de ekodidé

Por Favor, gostaria de saber,o significado desta pena na cor bege(pluma)que encotrei ao lado da minha mesa de trabalho será alguma macumba.

Data 31-07-2014
De Diego T` Jagun
Assunto Macumba

Boa noite Fátima Moretti !!!

Fica muito difícil dizer se apena que você viu seja um trabalho.
Peço que entre em contato comigo para ter maior esclarecimento.
Espero ter ajudado !

Para adquirir nossas apostilas e só entrar em contato.
igbaaseawoaiye@yahoo.com.br
Tel: (021) 2451-7346 / (021) 7611-1242
Diego T´Jagun

Data 09-02-2013
De Francisca
Assunto Casamento dentro da doutrina do candomblé

Bom dia!!
Sou novata na religião e estou começando a aprender e buscar conhecimento sobre os fundamentos do candomble de Keto, mas tenho uma dúvida, é possivel ou permitido que um Pai de Santo se case com uma filha de Santo, digo isso, pois muitos falam que isso é errado, que não pode existir qualquer tipo de relacionamento afetivo ou conjugal entre ambos...Caso isso aconteça, pois somos humanos e passivo de sentimentos, o que acontece ou como proceder...
Desde já eu agradeço a sua atenção e aguardo sua resposta.

Data 03-03-2013
De Diego T´Jagun
Assunto Casamento dentro da doutrina do candomblé

Boa noite Francisca !!!

Bom, primeira mente gostaria de relatar que é apenas minha opinião.

Todos nossos que samos adeptos da religião sabemos que isso é proibido. Porem devemos ressaltar que poderá sim, o sacerdote se envolver com um filho, desde de que o mesmo não fora iniciado ou tenha tomado obrigações com o mesmo, caso contrario não poderão se envolver.

E caso aconteça de o filho já ser iniciado, o mesmo terá que procurar um sacerdote que possa jogar para saber o que o o Orisá diz a respeito. E tratar de suas coisas em outro Egbé, pois quem é Bàbálórìsa sabe como proceder nessa situação, inclusive qual é o Orô que deve ser feito...

Espero ter ajudado, e estarei sempre contando com sua visita e um grande abraço !!!

Para adquirir nossas apostilas e só entrar em contato.
igbaaseawoaiye@yahoo.com.br
Tel: (021) 2451-7346 / (021) 7611-1242
Diego T´Jagun

Data 04-01-2013
De Rafael t Oya
Assunto aprendizado

Ola, Bom dia!!
Na verdade oq me tráz aqui, é augumas dificuldades no aprendizado no candomblé, não dei muita sorte quanto a zelador de santo, que me negaram ensinamentos, mas quando na verdade eu descobria eu ainda sabia para dividir com eles, e isso me desanimou quanto a eles e hoje me vejo em uma cituação desagradavél. preciso aprender mais sobre odu, sobre fundamentos, qualidades de santo em fim vc sabe como é a falta de sabedoria pois uma casa de santo necessita de saber pois guarda muitos fundamentos e oros, vc tem augum materia que possa ajudar a aprimorar minha vida deentro do candomblé?? aguardo ancioso por uma resposta pois minha vida de santo esta parada ,pedi por muitas veses minha mae de santo a qual já estou me distanciando por opinião propria qque ligasse para o pai dela hum , como ela não viu dinheiro nada fez e isso me magoa muito!! por favor vc pode me ajudar!!

Data 30-01-2013
De Diego T´Jagun
Assunto Aprendizado

Boa noite !!!
Se você se dirigir as pastas de Downloads, encontrara uma grade variedade de
obras que ira lhe ajudar muito.
Ou se preferir poderá esta adquirindo nossas Apostilas por nossos telefones.

Espero ter ajudado, em caso de alguma duvida pode postar que quando possível a respoderei !!!

Para adquirir nossas apostilas e só entrar em contato.
igbaaseawoaiye@yahoo.com.br
Tel: (021) 2451-7346 / (021) 7611-1242
Diego T´Jagun

Data 12-12-2012
De Betinho
Assunto As apostilas São uma ou várias

Benção babá as apostilas São uma que explica tudo ou São várias .

Data 03-01-2013
De Diego T´Jagun
Assunto As apostilas São uma ou várias

Boa tarde Betinho !!!
Nossas Apostilas são divididas em quatro, contendo cada uma 250 folhas, totalizando 1.000 folhas. É um apanhado de tudo que um Bàbálórìsà nesse cita, saber para montar seu Egbé.

A primeira Apostila vem falando do surgimento do candomblé no brasil, as grandes casas que deram origem a outras, nações oque difere uma das outras, o que faz os fundamentos da Casa do Gatois ser diferente da do Opó Afonjá, Muritibá entre outras. Enfim fala de tudo que esta relacionado a raiz do Candomblé e seus fundamentos etc...

A segunda parte fala dos Orisás e seus fundamentos em geral.

A terceira parte fala da Iniação no Candomblé, tudo relacionado a feitura de um Iyawó, ebós fundamentos e etc...

A quarta parte vem falando de todas as obrigações num todo, desde Cerimônias comemorativas até a de Obrigações de 1 /3 /5/ 7/ 14 e 21 de Orisás e termino das mesmas , incluindo Asésé e etc..

Para adquirir nossas apostilas é só entrar em contato.
igbaaseawoaiye@yahoo.com.br
Tel: (021) 2451-7346 / (021) 7611-1242
Diego T´Jagun

Data 09-10-2012
De Denise
Assunto Dúivdas

Estou enfrentando um problema na minha casa de santo. Sou ekedy suspensa , raspada e adoxada pelo Orixá Xapanã. Meu zelador não fez nada em minha obrigação. O Orixá foi quem fez tudo, desde do começo até o final. Sou a primeira da Casa. Até a minha confirmação estava tudo bem. Mas depois as coisas foram se agravando, porque eu e meu zelador carregamos os mesmos orixás de cabeça (PAI e MÃE) e começamos a brigar. Ele descobriu que havia dado ao meu santo o que o santo dele não tinha recebido. E que meu santo estava guerreando para ficar no lugar do santo dele (não acreditei nessa parte, pois o Orixá é força espiritual e não briga por poderes sabendo que ele é um filho tanto quanto eu). Desde então nossa relação ficou díficil mesmo dando ao santo dele o que faltava. Ele não quis assentar meus orixás depois de 1 e 3 anos (juntó que é Oxum, sou de Xapanã com Sobá e tenho enredo com Nanã) e que só o faria quando tivesse 7. Ele não aceita meu enredo com Nanã e nem aceita as coisas que o santo me passa muita das vezes até acordada. Fiz 4 anos de confirmada e sou tratada como se fosse uma Yaô. Sou esculachada toda hora. O pouco que sei foi aos trancos e barrancos. Antes de eu ser confirmada, ele fez uma filha de Oxalá (rombona) a quem ele dá todos os poderes e inclusive algumas funções minhas ele dá a ela. Porque não larguei tudo e saí da casa? Porque amo meu pai Xapanã (o que me raspou) e por ele é sofro todos os dias da minha vida e já nãos ei o que fazer. Meu pai (Xapanã) me passou em sonho que ele tirou o meu lugar na casa e que ele quer que eu o assuma. Mas sou frágil e choro enquanto eles se aproveitam disso para me desvalorizar. Ele disse que na hierarquia da casa a mãe pequena com 3 anos no chão é mais do eu e que as coisas que me foram dadas na obrigação ( bandeja com todas as cosias que um Ebomi recebe e o rungeve entregue na sala a mim por Omolu na cabeça), foi um ERRO. Me ajuda a tirar a dúvida, pois estou ficando doente, e sei que meu pai Omolu é que está me deixando com essas dores nas pernas, no corpo e muitas dores de cabeça. Já pedi a ele que visse pra mim o que se trata, mas ele nunca me olhou como filha, nem como nada e fico esperando a boa vontade dele.

Data 22-10-2012
De Diego T´Jagun
Assunto Dúivdas

Boa tarde Denise !!!
Bom minha amiga pelo que você escreveu aqui, fica bem claro pra mim que você já não é mas feliz nessa casa.

Pensei muito antes de responder sua pergunta, pois não sei qual seria o tamanho da influencia dela em sua vida. Penso que agora você deve se preocupar com sua saúde em primeiro lugar, tendo em vista que ele não esta nem ai. E deve procurar um Zelador que possa dar o que é seu de direito e ao seu Orisá.

E nunca abandone seu Orisá, pois Bàbálórìsà você arruma outro Orisá nâo !

Quando precisar estarei sempre aqui, contando sempre com sua visita...

Para adquirir nossas apostilas e só entrar em contato.
igbaaseawoaiye@yahoo.com.br
Tel: (021) 3015-4638 / (021) 7611-1242
Diego T´Jagun

 

Receba nossas Atualizações

Receba nossas Atualizações:

Contacto

Igbá Asé Awô Aiyê

igbaaseawoaiye@yahoo.com.br igbaaseawoaiye@hotmail.com

O Bàbálórìsà Diego T´Jagun atende de Segunda a Sexta das 10:00 hs as 18:00 hs, com hora marcada para Jogos de Búzios em seu Egbé.

* Para marcar sua consulta favor ligar com dois dias de antecedência para os números abaixo.*

(21) 97611-1242
(21) 98000-5044

Procurar no site

 08.jpg

Questionário

Qual é sua Nação ?

Igbá asé Awô Aiyê © 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode